top of page

CONVIDADOS

MAIS EM
BREVE
Larissa Monteiro Rafael
Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre e Doutora em Geografia (Análise Regional e Regionalização), com ênfase em Análise, conservação e monitoramento de ecossistemas pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFPE. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFSE).
Francisco Carneiro Barreto Campello
Mestre em Manejo Florestal , possui graduação em Engenharia Florestal (UFRPE), e especialização em Diseño y Gestión de Proyectos Forestales Participativos, realizado pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e alimentação (FAO). Atua no fortalecimento institucional voltado para a gestão ambiental, e está vinculado ao IBAMA como Superintendente.
Edneida Rabêlo Cavalcanti
Com graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, possui doutorado em Engenharia Civil com pesquisas voltadas para Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (UFPE), e atualmente é pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e atua nas áreas de meio ambiente, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável, desertificação e educação ambiental.
Janaína Campos Miranda
Possui graduação em Química - Faculdades de Humanidades Pedro II (1987), mestrado em Biofísica pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (2006). Atualmente é pesquisador em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Imunologia Parasitária.
Maurizélia de Brito Silva
Servidora do ICMBio, ingressou no IBDF aos 19 anos, passando depois para o Ibama. Filha de servidores do órgão, botou os pés no Atol das Rocas pela primeira vez em 1991, ajudando na implantação da reserva, que estava sendo criada. No atol, gerencia a estação científica, que abriga pesquisadores e servidores, e as bases do Tamar e da Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Nordeste.
Luciana Rachel Coutinho Parente
Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Doutora em Geografia (Geografia Humana) pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (2015). Professora do Curso de Geografia do Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (2006). Investigadora Colaboradora do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.
Érica Assis do Monte
Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE/2008) e Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade Frassinetti do Recife, atualmente é Analista Ambiental da Agência de Meio Ambiente (CPRH) do Estado de Pernambuco.
Bruno Severo Gomes
Graduado em Ciências Biológicas (UFPE), Graduado em Pedagogia, Bacharel em Biomedicina, Bacharel em Teologia (UNICAP). Graduando em Filosofia,  Psicanalista Clínico em formação. Educador Sexual. Especialização em Análises Clínicas e Psicopedagogia. Mestre em Biologia de Fungos (Micologia Médica) pela UFPE e Doutor em Microbiologia pela UFPE e Pós-Doutorado em Medicina Tropical. Professor adjunto da UFPE e Coordenador do Núcleo de Atenção a Saúde do Estudante -NASE/Proaes.
Paulo Savio Angeiras de Goes
Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Concluiu Mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade de Pernambuco (1997) e Doutorado em Epidemiologia e Saúde Pública, University of London (2001). Atualmente, é Professor Adjunto do Depart. de Clínica e Odontologia Preventiva da UFPE, Pró-reitor de Assuntos Acadêmicos (PROACAD) da UFPE.
Ranieri de Araújo Pereira
Com formação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Campina Grande, técnico em Mineração e Geologia pelo Instituto de Educação, Tecnologia e Ciência do Rio Grande do Norte, especialização em Segurança do Trabalho, e mestrado em Ciências Ambientais com ênfase em Produção Mais Limpa na Mineração, é Consultor na Área de Mineração, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho.
Gerlânia Brasiliana de Arruda
Cientista e Consultora Ambiental, possui graduação em Ciências Biológicas licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado em Engenharia Mineral na Área de Gestão Ambiental e Doutorado em geociência na área de Geologia Sedimentar e Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Educação e Gestão Ambiental.
Bruno Galvão Branco Araújo
Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais (UFPE), com especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), atuando com temas: ecologia e impacto ambiental, desenvolvimento sustentável, educação ambiental, semiárido e mineração. Atualmente é pesquisador no Laboratório de Etnoecologia e Educação Ambiental (UFPE).
Morgana Tatiana Vieira Brainer
Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais (UFPE), com especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), atuando com temas: ecologia, ictiologia, desenvolvimento sustentável, educação ambiental, semiárido. Atualmente é pesquisadora no Laboratório de Etnoecologia e Educação Ambiental.
Christiane Fernandes Perrella
Graduada em Ciências Biológicas, Mestre em Engenharia Mineral (UFPE) utilizando técnicas de geoprocessamento na análise temporal da fitofisionomia, Especialização em Gestão Ambiental (FAFIRE). Atualmente, pesquisadora no Laboratório de Etnoecologia e Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, semiárido, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, geoprocessamento, QGis.
Virgínia de Carvalho Leal
Graduação e Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, e Mestrado e Doutorado em Direito pla Universidad de León, Espanha. Estâncias de pesquisa na University of Aberdeen (Reino Unido), na University of South Carolina (USA), na Universidade de Lisboa (Portugal) e na Universidade de Montpellier (França). Tem experiência  em Direito Ambiental, Direitos Humanos, Direito Constitucional e Biodireito.
Sandra Maria do Nascimento
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000); Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006); Especialização em Educação Ambiental na era da globalização pela UFPE (2010). Especialização em Administração Escolar e Planejamento Educacional pela UFPE (2002) Atualmente é professora Ciências Naturais e Biologia.
Kenia Valença Correia
Com Doutorado em Ciência pela Universidad Nacional Autonoma De México (1992), atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, Ministrando disciplinas oferecidas aos cursos de Graduação: Licenciatura e Bacharelado em C. Biológicas, C. Ambientais, Biomedicina, Geografia e áreas afins. Responsável pelo Laboratório de Etnoecologia e Educação Ambiental do Dpt. de Zoologia do Centro de Biociências da UFPE.
Lívia de Moraes Pereira
Estudante do curso de graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais, realizou pesquisas com Citogenética Vegetal pelo Departamento de Botânica e, atualmente, têm suas áreas de estudo voltadas para a Educação Formal e Educação Ambiental.
Raquel Ferreira Brandão
Graduada em licenciatura plena em Ciências Biológicas (UFRPE), desenvolveu pesquisas no Laboratório de Ecologia Filogenética e Funcional analisando espécies exóticas e suas relações com espécies nativas. Atualmente, mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolve pesquisas voltadas para as estratégias de ensino em Educação Ambiental no ensino básico.
Ricardo Grille Vieira de Andrade
Com formação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco, atualmente está inserido no mercado de trabalho profissional como Engenheiro de Obras na empresa TORQUE Construções, que possui 19 anos de atuação no Estado de Pernambuco.
Ana Célia dos Anjos de Melo
Graduada em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais (UFPE), realizou atividades no Laboratório de Entomologia Aplicada desenvolvendo pesquisas comportamentais de Aedes aegypti. Atualmente está vinculada ao curso de Licenciatura em C. Biológicas (UFRPE) e a projetos de pesquisa no Instituto Aggeu Magalhães.
Brunna de Andrade Lima Pontes Cavalcanti
Formada em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais (UFPE) onde realizou trabalhos de formação de professores em Educação Ambiental. Está vinculada atualmente ao mestrado no Programa de Pós-graduação de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPE) com pesquisa voltada para: política e gestão ambiental e etnobiologia.
bottom of page